Arquivos do Blog

Para visualizar os Auquivos do blog basta clicar a baixo no link, Arquivos do blog. e ele irá lhe direcionar para os diversos temas abordados neste blog.
Um abraço em Jesus.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Homilia Diária

http://blog.cancaonova.com/homilia/

Todos os Bispos da Diocese de Garanhuns

































História da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios

A capela foi construída pelo capitão francisco Rodrigues de Mello, o qual comprou as terras de um dos netos de Bernardo Vieira de Mello, a princípio a localidade era denominada Sítio Olho D'agua das Panelas, e a sua compra foram realizados em 22 de Janeiro de 1783 pela quantia de trezentos e oitanta e cinco mil reis (385$000rs), porém a história desta querida capela teve um motivo especial, póis, o proprietário daquelas terras e sua esposa Dona Maria dos Prazeres, não gozavam de boa saúde, e o capitão Francisco Rodrigues de Mello, tinha uma infermidade no olho esquerdo e sendo católico fez uma promessa de que ao se curar mandaria então escupir uma imagem do Bom Jesus dos Remédios e erguer uma capela no local.
A capela filial da Matriz da Freguesia de Santo Antômio de Garanhuns, e a povoação em torno dela foram à sede de um dos distritos de Garanhuns até o ano de 1839, onde por decisão e jurisdição eclesiástica passou a pertencer ao município de Caruaru.
Por esta razão os documnetos originais da criação e de leis da Matriz não se encontra no livro de Tombom e sim foram encontrados em um livro velho que relatava sua fundação, em 02 de Junho de 1866 pela Lei Nº 701.
antes do reconhecimento como matriz, vários outros sacerdotes estiveram em Panelas, tendo sido o primeiro a celebrar a missa Padre João Batista Tôrres no dia 06 de Dezembro de 1800 na então capela do Senhor Bom Jesus dos Remédios. esses Padres pertenciam a Diocese de Garanhuns, os mesmos se permutavam entre missas, batizados e festividades.
Hoje a Igreja do Senhor Bom Jesus dos Remédios, pertence a diocese de Garanhuns.

Referancias Bibliográficas
THAUMATURGO,Newton. História de Panelas:Terra dos Cabanos.2 ed. FIAM:Pernambuco,1980.
site.
Diocese Garanhuns. Disponível em http://www.diocesegaranhuns.org/.